Os resultados das pesquisas do Google em 2021 podem ajudar o seu negócio. Descubra o porquê e mantenha sua comunicação digital atualizada | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
08/02/2022

Os resultados das pesquisas do Google em 2021 podem ajudar o seu negócio. Descubra o porquê e mantenha sua comunicação digital atualizada

O ano já começou e é hora de traçar planos para ter um bom desempenho e sucesso empresarial. 

A vida continuou, a economia promete aquecer e é hora de definir novas metas. 

Você já fez a retrospectiva do seu negócio em 2021? O Google sim.

Todos os anos o Google lança as principais buscas do ano. As listas são baseadas nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento no ano em comparação com o anterior. 

Confira as pesquisas do ano de 2021. Com o Google Trends você descobre o que mundo está pesquisando e fica sabendo das tendências do ano!

Além de curioso, o resultado das buscas pode te ajudar a ter insights sobre assuntos interessantes para serem postados em blogs, artigos e redes sociais, bem como te auxiliar para visualizar traços do perfil de quem navega na internet.

O Google

O maior mecanismo de busca do mundo é o Google e dispensa apresentações. Ele segue ditando normas de experiência do usuário, compartilhando tecnologia, dados e lançando tendências de aplicativos e ferramentas, desde organização até entretenimento. 

O Google está presente em nossas vidas, está conectado aos nossos dispositivos eletrônicos trazendo soluções de tecnologia e respostas para as mais variadas questões. 

O Google Trends (Trends em tradução literal é tendência em inglês) traz as principais tendências de busca do provedor mais usado no mundo. Desde 2006 o Google disponibiliza essa ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico.

Junto da pesquisa, a ferramenta apresenta um gráfico com tempo e volume de buscas, com possibilidade de refinar a pesquisa por critérios como país, tempo (buscas realizadas nas últimas 5 horas, por exemplo), categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc.) e tipo de busca (por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube ou “web search”).

O uso do Google Trends é importante para minha empresa? Se você quer ter uma presença digital, sim, ele é uma ferramenta importante, pois você visualiza o que o mundo está pesquisando de forma organizada, segmentada e com localização.

É só mais uma das ferramentas que você deve conhecer e usar do Google. Quer saber sobre como anunciar no Google Ads da sua empresa? Acesse Google Ads x Facebook Ads: entenda cada tipo de anúncio

Produza conteúdo interessante e melhore a experiência do usuário online

Se você tem uma empresa e busca reconhecimento digital, se faz necessária a produção de conteúdo de qualidade focado na sua persona. 

Apenas produzir conteúdo pode não ser o suficiente para ter uma audiência fiel e comprometida com o seu negócio. Você ainda não produz conteúdo focado na sua persona? Leia nosso blog e veja a importância de criar a sua persona e conteúdo selecionado para o seu nicho.  Afinal, preciso mesmo de uma persona?

Para ficar bem ranqueado no Google, é importante que você fique atento às regras de SEO (Search Engine Optimization), otimização para motores de busca.  Através da otimização você passa a ter um melhor ranqueamento orgânico. As estratégias de SEO são essenciais para quem busca tráfego para o site, pois a partir dele você passa a ser encontrado nas pesquisas online. 

Quer saber mais sobre o tema?  Confira como ficar em primeiro lugar no Google! 

Prepara-se para entregar a melhor experiência do usuário

A internet passou a ser popular nos anos 90, com dimensões de tela de 640 pixels de largura por 480 pixels de altura. Tubos de raios catódicos convexos apresentavam uma com uma imagem muito diferente da visualizada hoje com as telas planas de cristal líquido que utilizamos. 

Os dispositivos móveis como tablets e smartphones estão cada vez mais populares e adotando novos formatos, por isso a importância de manter seu site sempre atualizado e conforme as melhores práticas do Google, de modo a criar uma melhor experiência do usuário.

Como o modo escuro, por exemplo, que tem se tornado popular por gastar menos energia dos dispositivos, facilitando a leitura. Seu site deve estar pronto para ser visto em qualquer tela, dispositivo ou novo modo de exibição.

Faça pesquisas da concorrência, avalie o mercado, busque tendências, mantenha seu material digital atualizado às novas tecnologias e formatos. A internet não é para amadores, mantenha-se atualizado e construa uma presença digital para atrair e manter clientes.

Como conciliar todos os tópicos que apresentamos aqui? Com uma equipe multidisciplinar ao seu lado para te auxiliar.

Profissionais com expertise nas diversas áreas para uma comunicação eficiente e 360º. Conteúdo escrito, design, gerenciamento de tráfego e programação de sites para que a sua comunicação reflita tudo o que a sua marca deseja apresentar ao mundo de forma profissional, estratégica e atual.

Qual será a sua estratégia de comunicação em 2022? Vamos conversar sobre ela?

Entre em contato e tenha a equipe multidisciplinar da Agência S3 ao seu lado.

Texto por Nathalia Deste Ávila, advogada cursando especialização em comunicação e marketing e Assistente de Conteúdo na Agência S3.