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11/06/2021

Publicidade, marketing jurídico e advocacia na era das redes sociais online

Advocacia e Publicidade podem andar lado a lado, e o marketing jurídico éticoé uma realidade.

A Ordem dos Advogados do Brasil não fala sobre a impossibilidade de ser realizada publicidade. O Capítulo VIII do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil fala sobre: Da publicidade profissional.

Há divergências sobre o tema. O que se sabe, e o regulamento é claro, é que não se pode fazer propaganda jurídica.

Incentivar clientes a aventuras jurídicas e ao litígio é vedado pela OAB e nós não incentivamos tal prática.

É possível criar autoridade e reconhecimento online adotando as práticas habilitadas pela Ordem dos Advogados do Brasil.

A publicidade profissional do advogado deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

As mudanças mundiais na comunicação foram muitas e muito rápidas, por isso é importante manter-se atualizado. 

O  que efetivamente não pode?

I - a veiculação da publicidade por meio de rádio, cinema e televisão;

 II - o uso de outdoors, painéis luminosos ou formas assemelhadas de publicidade;

III - as inscrições em muros, paredes, veículos, elevadores ou em qualquer espaço público;

IV - a divulgação de serviços de advocacia juntamente com a de outras atividades ou a indicação de vínculos entre uns e outras;

V - o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail;

VI - a utilização de mala direta, a distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade, com o intuito de captação de clientela.

Fonte: OAB/RS [ www.oabrs.org.br/noticias/saiba-as-formas-legais-fazer-publicidade-na-advocacia/23384 ]

O que pode?

O que não está escrito, seguindo as diretrizes éticas da Ordem dos Advogados.

Pode ter perfil no Instagram, no Facebook, no Linkedin até no Youtube e apresentar informações como os serviços prestados, meios de contato, pessoal que compõem a equipe.

O próprio Conselho Federal da OAB possui um perfil no Instagram, muito interessante, com notícias, fatos e novidades jurídicas.  É possível realizar marketing de conteúdo com sobriedade e respeito sem mercantilizar a profissão.

Para fins de identificação dos escritórios de advocacia, é permitida a utilização de placas, painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes previstas no código de ética.

Valem as normas da OAB Federal e cada estado tem suas particularidades.

Fica ainda o questionamento sobre como os escritórios com mais de uma sede deverão se orientar em caso de contradição entre as unidades da OAB estaduais.

Ao que tudo indica, a OAB Nacional deve se pronunciar sobre o tema ainda em 2021, pois há muitos detalhes a serem debatidos, como, por exemplo:

Tráfego pago é permitido, mas já há o entendimento de que patrocínio exagerado não pode.

O que seria o exagero?

Entendemos que a ideia seria não mercantilizar a profissão como ocorre nos Estados Unidos, por exemplo, mas ainda não há uma definição clara sobre o tema.

Sites

Os escritórios de advocacia podem ter páginas na web personalizadas apresentando sua área de atuação, bem como trazendo informações acerca da equipe e escritório, zelando sempre pela sobriedade da profissão, não buscando incentivar o litígio, mas sim a informação da população em geral.

Anúncios no Google

A OAB/RS por intermédio de sua conselheira refere-se no sentido de que não há norma que impossibilite o patrocínio de anúncios nas páginas de pesquisa do Google, logo o mesmo seria possível até decisão contrária.

Fonte: [ https://www.oabrs.org.br/noticias/publicidade-na-advocacia-e-pandemia-que-mudou/45101 ]

Direcionamento para o Whatsapp nos sites

No mesmo sentido não há proibição, logo pode ser realizado.

Uso de chatbot

Pode ser usado, mas não pode ser usado para análise de casos, não se pode valer da Inteligência Artificial como forma de intermediação de contrato de cliente e advogado.

Divulgação de atuação pro bono

A atuação pro bono é permitida e não tem divulgação autorizada. Assim como não se pode revelar clientes e ações que foram representadas pelo escritório.

Divulgação de áreas e matérias em sites

A divulgação de áreas e matérias em sites é permitida, assim como a equipe que compõe o escritório.

Redes sociais para advocacia

Quanto a postagens em redes sociais, como Instagram e Facebook, o texto precisa ser informativo e pode trazer cards condizentes com a sobriedade da advocacia.

Estagiários não são advogados e não podem exercer tal papel, muito menos nas redes sociais.

A indicação é que todo escritório de advocacia que possua perfil no facebook deve utilizá-lo como FanPage.

Impulsionamento de postagens

Ainda não há uma manifestação do Conselho Federal quanto aos impulsionamentos de postagens nas redes sociais. “Se não está proibido, está permitido patrocinar e impulsionar. Lembrando que o impulsionamento é possível de ser feito desde que o conteúdo seja permitido e esteja de acordo com as regras do Código de ética e do Provimento 94 de 2010”, disse a Conselheira da OAB .

Fonte [ https://www.oabrs.org.br/noticias/publicidade-na-advocacia-e-pandemia-que-mudou/45101 ]

Lives e webinar

Não há nada que proíba lives e webinar realizados por advogados e advogadas, mas é preciso cautela com o conteúdo e periodicidade.

O consumidor mudou, o mundo teve uma expansão digital inegável e o mercado publicitário também passou por mudanças inimagináveis.

Um advogado pode e deve ter um perfil online, enviar mensagens para destinatários certos e fazer um marketing jurídico de conteúdo ético

Leia também: Você online! Muito além de vendas, é necessário uma presença online!

Disseminar informações corretas, de forma discreta e sem alardes, para um público específico, em que se observa o interesse é possível.

“Tornar público seu serviço não é a mesma coisa que fazer propaganda”,

A notícia completa da OAB/RS você encontra aqui.

 Link> [ https://www.oabrs.org.br/noticias/publicidade-profissional-debate-erros-e-acertos-propaganda-no-ambito-juridico/25109 ]

Mas, porque investir em marketing digital jurídico?

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa

Fonte: [ https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa ]

Em julho de 2020 A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 10 mil sociedades de advogados registradas, a seccional gaúcha está entre as 5 maiores seccionais com números de inscritos.

 Fonte: [ https://www.oabrs.org.br/noticias/oabrs-alcanca-marca-10-mil-sociedades-registradas/44766 ]

Como ser encontrado em meio a tantos profissionais? 

O advogado deve estar alinhado com o seu time de marketing para a produção de materiais digitais que sejam ricos de conteúdo e combinem com a sua comunicação off line.

Usar o marketing como uma ferramenta de informação, não captação de clientes, mas a exposição de forma séria e sóbria sobre os serviços prestados pelo profissional.

Pesquisa de mercado, análise de concorrentes e compreender o público alvo traz segurança para o escritório que pode seguir seu foco em trazer justiça aos seus clientes, enquanto a agência de publicidade se preocupa com a presença online.

Cores, melhores horários de postagem, impulsionamento, escolha da rede e meio correto, tratamento de imagens e tudo que envolve a expertise para criar autoridade e presença online

A Agência S3 tem 11 anos no mercado de publicidade e propaganda, e busca sempre estar atualizada, apresentar à sociedade uma publicidade com ética, valores e honestidade. Ao longo destes 11 anos tivemos diversos escritórios de advocacia e advogados autônomos como clientes.

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Nosso país carece mais do que nunca de informações verdadeiras, de notícias reais, de pessoas que querem contribuir e mostrar sua verdade ao mundo.

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Vamos juntos construir sua identidade e presença no mundo digital, de forma coerente, séria e com um time multidisciplinar para a sua comunicação ser condizente com a profissão tão valorosa e necessária que é a advocacia.

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Separamos também alguns links que foram nossa referência para este texto.

[ https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa ]

Deu na Mídia: Com vetos para redes sociais, advocacia quer novas regras de publicidade na profissão

[ https://www.oab.org.br/noticia/58634/deu-na-midia-com-vetos-para-redes-sociais-advocacia-quer-novas-regras-de-publicidade-na-profissao?argumentoPesquisa=PUBLICIDADE ]

Com vetos para redes sociais, advocacia quer novas regras de publicidade na profissão

[ https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/01/com-vetos-para-redes-sociais-advocacia-quer-novas-regras-de-publicidade-na-profissao.shtml ]

Instagram da OAB /RS

[ https://www.instagram.com/oabrs/ ]

Confira aqui o novo Código de Ética e Disciplina da OAB, link disponibilizado pela OAB /RS [ https://www.oab.org.br/Content/pdf/novo-ced.pdf ]

Um material completo com vídeo e diretrizes foi publicado junto ao site da OAB / RS e está valendo como orientação para a publicidade na advocacia. Veja em Publicidade na advocacia e pandemia: o que mudou? clicando aqui [ https://www.oabrs.org.br/noticias/publicidade-na-advocacia-e-pandemia-que-mudou/45101 ]

Texto por Nathalia Deste Avila, advogada cursando especialização em comunicação e marketing e Assistente de Conteúdo na Agência S3.