Você sabe o que é Brainstorm? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
03/02/2020

Você sabe o que é Brainstorm?

Na tradução para o português, “chuva de ideias”, a técnica é a de deixar fluir pensamentos sem julgamentos entre uma equipe. 
Essa técnica foi criada em 1942 e pode ser utilizada em diversos ambientes e situações, com o objetivo de criar novas maneiras de enxergar problemas, de ter ideias, de definir causas e suas possíveis soluções, além de explorar a criatividade dos participantes para o surgimento de novas ideias.
 Confira os passos para realizar uma verdadeira chuva de ideias em sua empresa: 

1 -  Explicar o problema em questão:
Na primeira etapa, o coordenador deve explicar ao grupo qual é a meta ou problema a ser analisado. 
Toda informação disponível sobre o objeto de estudo deve ser entregue aos colaboradores para que a preparação para o Brainstorming possível.   
O intuito é de fazer uma reflexão inicial sobre os fatores que influenciam o problema, além de pensar sobre as diversas perspectivas que envolvem tanto a causa do problema quanto a sua solução. 

2ª etapa: Determinação das causas 
A equipe tem a possibilidade de fazer o apontamento das possíveis causas que provocaram o ocorrido, de forma organizada e horizontal (todos têm as mesmas oportunidades de opinarem).  -  A ideia de refletir sobre os erros e as causas são o principal enfoque. 

3ª etapa: Hierarquização das causas | - Porque, onde, como e quando os erros foram cometidos:
Após a leitura das possíveis causas para o problema, os participantes devem determinar a importância das mesmas e refletir sobre elas.  
O USO DE POST – ITS: Nesta fase, a sugestão de distribuição de post-its para todos os participantes, nos quais eles possam escrever as possíveis causas que imaginam influenciar o problema.  

4ª etapa: Criação do plano de ação: Depois de definidas as causas mais e menos importantes, é hora de criar contramedidas para contornar a situação. 
A equipe deve questionar quais dessas ações terão mais impacto, quais são as mais fáceis, rápidas, seu custo financeiro etc.
É de extrema importância considerarmos cada etapa do Brainstorm, dando atenção à opinião de todos os participantes e prezando pela boa organização realizada pelo mediador, para que o resultado do processo seja enriquecedor e positivo.
Em brainstormings malsucedidos, é possível notar que alguns erros foram cometidos durante o desenvolvimento da técnica, que acabam resultando na dispersão da equipe ou na limitação da contribuição dos envolvidos.


*Lembre-se: O ambiente deve ser confortável e igualitário para todos os participantes para que o Brainstorm seja realmente eficiente.