Mobile friendly: O que é e como descobrir se o seu site está dentro das exigências da Google. | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
30/08/2019

Mobile friendly: O que é e como descobrir se o seu site está dentro das exigências da Google.

Em 2018, segundo dados fornecidos pelo portal Hosting Facts, mais de 50% de todo o tráfego online aconteceu através de dispositivos móveis. Isso significa que o comportamento do usuário mudou e que, atualmente, as pessoas tem passado mais tempo na Internet via celulares ou tablets do que em computadores.

 

Se o site da sua empresa não está preparado para dispositivos móveis, é muito provável que você esteja perdendo a maior parte dos usuários da web. Você sabe dizer se o endereço web ou blog da sua empresa é mobile friendly e está pronto para essa nova configuração de acesso à internet?

 

Confira as dicas que escrevemos nesse post e descubra quais são as práticas recomendadas pela Google para otimização mobile:

 

O que faz uma página ser amigável para acesso de dispositivos móveis?

Antes de responder essa pergunta, vamos esclarecer o que significa ser amigável à dispositivos móveis. Um site mobile friendly é aquele que se adapta a todos os formatos de aparelhos. Esse endereço web pode ser acessado de forma simples e clara por computadores, smartphones e tablets.

Já parou para pensar que esses 3 tipos de aparelho funcionam de maneiras muito distintas? A tela de um computador, por exemplo, é muito maior do que a de um dispositivo móvel. Além disso, os smartphones e tablets possuem um teclado pequeno e não utilizam mouse para controlar e clicar no que desejam - tudo é utilizado de modo tátil.

O acesso a internet também acontece de maneira distinta. Enquanto os computadores normalmente utilizam redes Wi-Fi, os celulares e tablets utilizam de maneira mais massiva às redes 3G ou 4G. Essas diferenças fazem com que os usuários tenham cenários online distintos. Isso quer dizer que a programação do seu site precisa considerar as distinções de acesso de cada aparelho na hora do seu desenvolvimento.

 

Resumindo: Mobile friendly é uma página que é desenvolvida considerando as particularidades de cada dispositivo e é otimizada para rodar em celulares e tablets.

 

No Google, sites amigáveis à dispositivos móveis ganham a preferencia do buscador mais famoso do mundo. Isso quer dizer que endereços web mobile friendly possuem um melhor ranqueamento e encontram-se à frente daqueles que não possuem sua interface planejada para atender todos os tipos de aparelho. Ou seja: Se o seu site é otimizado para acesso a computadores, smartphones e tablets, o usuário encontrará você primeiro!

 

E o que é analisado pela Google para avaliar se um site é mobile friendly?

- Facilidade de navegação:

Para o maior buscador do mundo, um endereço web é amigável para dispositivos móveis se ele for programado e estruturado para ajudar o usuário a encontrar o que ele procura. O menu deve ser simples e manter todas as informações de maneira visível, sem a necessidade de zoom ou ajuste de tela. O ideal é que quem acesse o seu site consiga chegar aonde deseja em poucos toques.

Dica: Desative os pou-up na versão mobile. Diferente de outros elementos, dificilmente eles se adequam ao tamanho da tela. Isso faz com que eles fiquem muito grandes, atrapalhem a visão do usuário e dificultem o fechamento da janela.

 

- Carregamento rápido:

Segundo dados fornecidos pela Google, mais de 50% dos usuários desistem de acessar um site se ele levar mais de 3 segundos para carregar seu conteúdo. Quanto mais lento o carregamento, maior o índice de abandono de público.

Dica: Reduza o tempo que a sua página leva para aparecer na tela, a fim de que os usuários possam navegar de maneira rápida e fácil e, dessa maneira, se mantenham no seu site.

 

- Facilidade na realização de ações:

Para ser mobile friendly, o site precisa compreender que as telas de dispositivos móveis como celulares e tablets funcionam de maneira diferente do que as de computadores. Isso significa que o endereço web deve planejar todo o seu conteúdo para funcionar em distintos tamanhos de tela.

Dica: Para obter facilidade na realização de tarefas, você pode buscar duas alternativas: Criar um site responsivo ou desenvolver toda a página web já considerando as condições específicas para cada dispositivo.

 

 

Acompanha o passo a passo que escrevemos abaixo e descubra se seu site é mobile friendly:

1. Acesse o site de avaliação da Google;

2. Coloque a URL do seu site no campo “teste de compatibilidade com dispositivos móveis”;

3. Clique em analisar e aguarde;

4. No canto inferior da tela, logo abaixo do espaço onde você colou a URL do seu site, aparecerá o resultado da avaliação executada pelo servidor da Google.

 

Descobri que meu site não é mobile friendly. E agora?

Para tornar o seu site mobile friendly você precisará contar com uma boa equipe de programação, que deverá ser acionada para adequar ser endereço web às exigências da Google.

 

A S3 é uma agência de comunicação integrada que possuí como um dos serviços principais o desenvolvimento de projetos web. Diferente de outras agências, nós contamos com um núcleo web interno que consegue desenvolver sistemas próprios, que geram projetos personalizados com alta performance e custo benefício diferenciado. Entre em contato com a gente!

  • Telefone: 3012.3222
  • Email: contato@agencias3.com.br
  • Endereço: Rua Vítor Hugo, 37 – sala 202, bairro Petrópolis – Porto Alegre/RS

 

Quer entender como as redes sociais influenciam no SEO de um site  e descobrir como deixar o seu site no topo do Google?. Acessa os links e dá uma olhadinha nos posts que já publicamos em nosso blog.

 

Agência S3 - Empresa de Marketing, Marketing Digital, Branding , Portais Web - Porto Alegre - 2019