A captação de leads no Brasil é uma prioridade para empresas que desejam ampliar sua atuação no mercado. Com o avanço das tecnologias e novas abordagens de vendas, é importante estar atento às tendências para se destacar em relação aos concorrentes.
Entre as inúmeras ferramentas disponíveis, o Google Ads se destaca como o principal canal para geração de leads no país, consolidando-se como um aliado essencial.
Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre essa ferramenta e os motivos dela possuir tanta ênfase quando o assunto é captar novos clientes.
Siga a leitura!
Google Ads
Em algum momento você já deve ter ouvido falar nesse termo, certo?
Se ainda não, nós vamos explicar um pouco de como funciona!
O canal é uma plataforma de publicidade paga do Google e, por meio dele, as empresas podem criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisas do Google, em sites parceiros, no YouTube e até mesmo em aplicativos.
O grande diferencial do Google Ads é sua capacidade de conectar empresas a consumidores no momento exato em que eles estão procurando por produtos.
A plataforma indica algumas formas de anunciar, são elas:
> Rede de Pesquisa;
> Rede de Display;
> Vídeo;
> Google Discovery;
> Google Shopping.
Mas porque o Google Ads é tão eficiente?
O sucesso do Google Ads como gerador de leads pode ser atribuído a três fatores principais:
Alcance global e local: Com bilhões de pesquisas diárias no Google, uma plataforma que conecta empresas a clientes em potencial em escala global.
Intenção clara do usuário: Ao contrário de redes sociais, onde os usuários geralmente estão em busca de entretenimento, quem usa o Google está buscando por soluções. Palavras-chave como “comprar”,’’preço’’, “serviço” ou “empresa especializada” indicam uma intenção explícita de adquirir algo ou resolver um problema. Isso torna o Google Ads especialmente eficaz em atrair leads mais específicos, prontos para agir.
Resultados mensuráveis: Outro diferencial é sua capacidade de fornecer dados precisos sobre desempenho. Métricas como custo por clique (CPC), taxa de conversão e retorno sobre investimento (ROI) permitem ajustes em tempo real, garantindo que cada centavo investido traga o maior retorno possível.
Se antigamente os jornais, outdoors e mídias off eram reis da conversão, hoje quem domina o trono é o Google Ads, entregando leads certos na hora certa!
Leia também: A importância de uma Landing Page para a sua campanha de Google Ads
A pesquisa "Panorama de Geração de Leads no Brasil", conduzida pela Leadster, analisou 2.772 sites de empresas de diferentes setores.
Embora o tráfego orgânico seja o principal responsável pelos acessos a sites brasileiros, quando se trata de geração de leads, o Google Ads liderou o ranking.
O canal responde por 25,4% dos leads gerados, superando o patrimônio orgânico, que contribui com 24,2%, e a Meta, com 10,5%, que, por sua vez, apresenta a melhor taxa de conversão. Entre 2023 e 2024, não só o volume de acessos orgânicos aumentou, mas também o número de leads gerados pelo Google Ads.
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Texto escrito por Ana Gabriela Beling, Publicitária e Analista de Conteúdo na Agência S3 - Formada em Publicidade e Propaganda pela Uniritter - 2023