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10/04/2018

Estratégias off-line importantes na comunicação

O nascimento do mundo digital fez com que a realidade da comunicação se alterasse. Novos meios de atingir pessoas surgiram, junto com diversas ferramentas de divulgação e venda.  

            Contudo, é importante também o uso da comunicação off-line na hora de atingir o público-alvo. Como o meio mais tradicional de fazer publicidade, esta foi a forma foi usada exclusivamente durante muito anos e são de extrema importância ainda hoje, porém algumas empresas vêm esquecendo disso, deixando de lado os consumidores dos ambientes físicos.

            Atualmente, a partir de um pensamento estratégico a respeito do cliente, combinando o off-line e o online, com base nas necessidades do cliente, nascem campanhas em busca de construir uma melhor relação com o público.

Listamos algumas estratégias que mostram quanto o off-line é importante na comunicação:

 

Out of Home

Estes são os mobiliários urbanos, como ponto de ônibus, bancas de jornal e relógios de rua, que funcionam bem tanto para pedestres quanto para quem está de carro e podem ser expostos em uma rota determinada de acordo com o público que visa atingir.

Jornais e Revistas:

Mesmo perdendo terreno para o digital, esta ainda é uma forma de divulgação que pode ser muito vantajosa. Negócios com público alvo localizado em regiões muito específicas, por exemplo, podem anunciar em jornais locais e ter resultados melhores do que em veículos de grande circulação.

As revistas também assumem papel importante, uma vez que com boa segmentação, facilita atingir o público-alvo, além de ter grande credibilidade em conteúdos editoriais.

Materiais Impressos

Um dos meios mais comuns e de menor custo, se comparado aos grandes veículos, é a utilização de folder, flyers e banners que se mostra muito eficaz na hora de divulgar a empresa. O investimento na identidade visual gera também mais valorização por parte do cliente e a sua aplicação em materiais como cadernos, canetas, folhas timbradas, entre outros auxilia não só na divulgação, como também na fixação da marca.

Rádio

As rádios são um dos meios mais tradicionais de comunicação e ainda se mostra muito eficazes na hora de cumprir seu papel. Ela consegue atingir um nicho bem claro de público e pode inserir sua marca com jingles, propagandas específicas ou até mesmo citação em programas muito populares. Outra forma de se inserir é em rádios comunitárias, onde o custo x benefício pode ser maior, dependendo do seu objetivo.

Tv

            Um meio conhecido por todos, a TV ainda possui forte influência na propagação das marcas. Sendo um meio extremamente tradicional e de massa, a televisão é ideal para atingir grandes públicos, pois ainda abrange idades e classes sociais que não foram atingidas pelo digital, além de gerar certa credibilidade junto ao cliente.

Eventos

             Voltado ao setor de atuação da empresa que está promovendo, os eventos, além de divulgar e mostrar o trabalho mais de perto, também são a chave no aprimoramento da sua rede de contatos. Possíveis parceiros, compradores e quem sabe até investidores surgem nesse meio. Feiras também são de extrema importância. Mesmo que você não consiga montar seu próprio stand, por exemplo, é um bom lugar para divulgar seu trabalho entre os participantes e expositores.

Abaixo alguns materiais off-line produzidos pela Agência S3:

- http://www.agencias3.com.br/portfolio/301/quatrum_english_schools_ipanema_sports

- http://www.agencias3.com.br/portfolio/289/teiga

- http://www.agencias3.com.br/portfolio/256/campanha_de_matriculas_escola_tecnica_cristo_redentor

- http://www.agencias3.com.br/portfolio/279/tgd_off