Endomarketing digital: Estratégias para fortalecer a cultura da sua empresa | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
31/07/2023

Endomarketing digital: Estratégias para fortalecer a cultura da sua empresa

O conceito de endomarketing surgiu nos anos 90, a partir de estudos de Saul Bekin que diziam que antes de qualquer ação, as empresas deveriam voltar seu olhar para seus funcionários, parceiros, fornecedores e etc. 

Então, quando falamos em endomarketing, estamos nos referindo ao conjunto de atividades que focam exclusivamente em quem “atua por trás das câmeras”: os colaboradores.  

Mas como é possível criar estratégias que melhoram o engajamento da equipe em tantos formatos de modelos de trabalho diferentes? É o que vamos te contar neste texto! 

Continue a leitura e veja 5 ações práticas que podem ser aplicadas com o seu time para gerar mais interação e fortalecer a cultura interna do seu negócio! 

  

Benefícios do endomarketing 

Você provavelmente já ouviu falar que todo colaborador precisa ser motivado constantemente para se manter produtivo. Mas não é só na produtividade da equipe que o endomarketing afeta positivamente, e sim na empresa como um todo.  

 

1-Diminui a rotatividade dos funcionários; 

2-Promove a lealdade na empresa; 

3-Melhora o clima organizacional; 

4-Estimula uma cultura de inovação. 

 

Endomarketing digital  

 

Mesmo que o marketing interno não seja algo desconhecido para muitas pessoas, o termo endomarketing digital ainda é um conceito novo dentro dessa estratégia.  

Com o “boom” da tecnologia e o aumento do uso das redes sociais, esse outro tipo de marketing vem ganhando espaço dentro das organizações e trazendo novas formas de atingir o público interno.  

Veja abaixo algumas ações criativas que podem ser feitas de forma online! 

 

1-Blogs 

 

Está muito enganado quem pensa que os blogs são apenas para o público externo. Eles também servem para aproximar o colaborador com assuntos do seu interesse, notícias relevantes sobre o seu nicho ou ainda com textos que são escritos pela própria equipe. Portanto, se você ainda não tem um blog interno da sua empresa, está na hora de criar um! 

 

2-E-mail marketing 

 

Quem não gosta de receber um e-mail com novidades, felicitações de aniversário ou dicas sobre sua área de atuação? Os e-mails marketing ou newsletters, são ótimos para personalizar mensagens, enviar recados e avisos, além de criar um vínculo com cada membro do time através dos envios mensais. Experimente enviar uma mensagem carinhosa para o seu colaborador em sua caixa de e-mail, ele com certeza irá adorar! 

 

3-Aplicativos 

 

Hoje em dia é muito difícil deixar de lado o celular, principalmente quando ele faz parte do trabalho de muitas pessoas. Então, que tal usá-lo de maneira estratégica?  Vários aplicativos são criados para ajudar empresas, com versões desktop e mobile que promovem mais interação entre todos e uma comunicação mais clara e alinhada. Você já pensou em usar aplicativos para se comunicar com a sua equipe? 

 

Dica de leitura: Uma tendência para ficar atento: o uso de dispositivos móveis 

 

4-Redes sociais 

 

Na era digital é quase impossível não ter redes sociais. Mais uma vez a tecnologia pode ser usada em benefício das ações de endomarketing para conversar em grupos, chats, compartilhar novidades e muito mais!  

 

Leia também: O tipo de conteúdo ideal para cada rede social  

 

5-Gamificação 

 

Nada melhor do que interagir com os times por meio de jogos e brincadeiras, não é verdade? Desafios, quizzes ou programas de recompensa estimulam a participação e a aprendizagem entre todos, melhorando o dia a dia na empresa. Faça o teste e colha os feedbacks da equipe depois! 

 

O endomarketing digital une ações que façam sentido com a cultura da empresa e os formatos de trabalho. Mas é aplicando ações diferentes que é possível alcançar resultados significativos, fortalecendo o engajamento entre os colaboradores. 

 

Marcas como Toyota, Wise up, Fiat e Coca-Cola já utilizam o endomarketing como estratégia para o seu negócio.  

 

Além da gestão de redes sociais, a Agência S3 também realiza materiais de comunicação interna como newsletters, folders, cartões de aniversário e camisetas, para clientes que querem se comunicar com seus times.  

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa no digital!  

Texto escrito por Nathália Merch, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de conteúdo na Agência S3.