Como o conteúdo gerado por usuário impulsiona a sua marca?​ | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
31/10/2023

Como o conteúdo gerado por usuário impulsiona a sua marca?​

Já não é novidade que, com a ascensão das redes sociais, ficou bem mais simples divulgar novos produtos e serviços, tornando-os conhecidos. 

Porém, com esse “boom” de marcas nas mídias sociais, ficou difícil se diferenciar dos concorrentes, já que existem muitas empresas que oferecem os mesmos itens que a sua.  

Então como fazer para se destacar? 

Vamos te apresentar uma nova estratégia que vem sendo utilizada pelas marcas que buscam crescimento e reconhecimento: o UGC

Leia o texto e entenda sobre o que se trata esse novo método! 

 

Você sabe o que é UGC?  

User Generated Content, ou conteúdo gerado pelo usuário, é todo o conteúdo produzido pelo consumidor final de uma marca, por pessoas comuns. 

Ou seja, o UGC é um conteúdo real, genuíno e de qualidade. 

 

Exemplos de UGC que vão impulsionar a sua marca: 

 

1. Avaliações de clientes​ 

Exibir as avaliações dos clientes no seu site institucional é uma ótima maneira de mostrar para seus possíveis consumidores a qualidade dos seus serviços e as opiniões de quem já experimentou comprar de você e não se arrepende. 

 

2. Fotos usando os produtos ​ 

Republicar as fotos dos seus clientes utilizando seus produtos é uma boa opção para que o público-alvo possa ver de forma detalhada o item que tem interesse, para não haver dúvidas e receios ao fazer a compra.  

 

3. Vídeos de review​ 

São feitos principalmente através do TikTok, o que permite aproveitar as ferramentas que a própria plataforma oferece para compartilhar os vídeos dos usuários. 

Outra dica interessante para esse tipo de UGC é estimular seu público a utilizar hashtags que façam referência a sua marca. 

Dica de leitura: Construindo marcas de sucesso: A importância da estratégia de branding digital 

 

4. Depoimentos nos comentários​ 

Muitas vezes esquecemos dessa possibilidade, mas os próprios posts que fazemos recebem comentários dos consumidores, que dão a sua opinião sobre os bens que adquiriram.  

Curtir e responder esses posts mostra a sua preocupação com o consumidor. Ainda, você pode recortar esses comentários e fazer novas publicações, agradecendo pela compra e pelo feedback. 

 

Por que o UGC é valorizado? 

Em um mundo em que a maioria das indicações e publicidades são feitas por grandes influenciadores digitais, pagos para divulgar produtos e serviços, o público tem demonstrado interesse por depoimentos sinceros

Uma pesquisa realizada pela Nielsen Media Research exibiu que 92% dos clientes depositam mais confiança em avaliações feitas por outros usuários do que em anúncios tradicionais.  

 

Como aplicar o UGC na sua empresa? 

Para seguir essa estratégia e usufruir de seus benefícios, você pode incentivar os seus clientes a postar fotos e vídeos utilizando seu produto ou serviço. 

Ainda, você deve estimulá-los para que façam avaliações em plataformas, como o Google. 

O uso de hashtags e a participação em trends também vão aumentar o seu alcance nas redes sociais. 

Leia também: O tipo de conteúdo ideal para cada rede social 

 

Quais as vantagens de utilizar a estratégia de conteúdo gerado pelo usuário? 

Existem muitos benefícios para as marcas que aplicam essa técnica, como: 

  • Fluxo ilimitado de conteúdo; 

  • É gratuito

  • Gera credibilidade e confiança; 

  • Aumenta a conexão com o cliente. 

 

Curtiu o assunto e quer impulsionar a sua marca com o UGC? 

Na Agência S3 trabalhamos com gerenciamento de redes sociais e exploramos a melhor estratégia digital para fazer o seu negócio se destacar entre os concorrentes. 

Clique aqui para saber mais! 

 

Texto escrito por Júlia Lunkes Paraboni, graduanda em Publicidade e Propaganda e Estagiária de Conteúdo na Agência S3.