Como identificar o melhor custo-benefício para o seu site? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
17/07/2019

Como identificar o melhor custo-benefício para o seu site?

Ao procurar orçamentos de sites, você vai encontrar os mais diferentes tipos e valores, ofertados por empresas ou profissionaisfreelancers. Haverá ofertas que iniciam em torno de R$ 800,00 numa faixa supereconômica, outras que variam entre R$ 2.000,00 e R$ 12.000,00 até grandes empresas que chegam a cobrar mais de R$ 30.000,00 por projeto.
Para compreender qual faixa de preço o seu projeto terá, precisamos entender o que cada uma delas oferece para, assim, analisar as vantagens e desvantagens.

1. Faixa econômica: R$ 800,00 – R$ 2.000,00

DESVANTAGENS:

a. Esse tipo de site normalmente é feito por um profissional apenas, o que pode gerar uma baixa performance que envolve problemas como lentidão, visual não agradável, não ser encontrado facilmente nos resultados do Google. Um site profissional envolve no mínimo 4 profissionais;
b. Uso de layouts prontos, ou seja, pode ser que exista um site igual ao seu e apenas com outro nome;
c. Uso da plataformas free como Wix e WordPress, tendo um site genérico com baixa performance e outros problemas (recomendamos a leitura do blog “Devemos utilizar o WordPress?”);
d. Serviços contratados via free lancer geralmente não oferecem auxílio constante ao cliente, o que é uma grande desvantagem caso tenha algum problema ou queira fazer mudanças em seu site;
e. Normalmente quem oferece sites nesta faixa de preço, trabalham de maneira informal e não cumprem conforme o combinado;
f. Esses sites não tem um bom posicionamento nas buscas do Google;
g. A administração de um site feito através de plataformas gratuitas, ou com baixo custo, pode ter seu gerenciamento complexo para pessoas com pouca experiência nestas ferramentas.

VANTAGENS:

a. Presença no meio digital, com um local onde as pessoas encontram o seu negócio on-line;
b. Para negócios locais e pequenos, é bom pra facilitar o encontro quando o cliente buscar pelo NOME EXATO;
c. Custo baixo é o maior diferencial.

Esse modelo de site é recomendado a todos que não possuem disponibilidade financeira de contratar uma agência, aos que seguem a máxima “melhor ter assim do que não ter nada” e até mesmo negócios locais, pequenas empresas e profissionais liberais. Todos os negócios que necessitam serem encontrados no Google.
Entretanto, se o site é o principal caminho para conseguir clientes, com certeza não é a melhor solução, pois sem investimento em compra de anúncios o seu site não será encontrado e, logo, não haverá conversão.

2. Faixa intermediária – R$ 2.000,00 até R$ 12.000,00

DESVANTAGENS:

a. O site profissional necessita de um envolvimento maior do cliente, pois o mesmo necessita de conteúdo qualificado;
b. Pode custar facilmente 3 ou 4 vezes mais que um site pré-pronto;
c. Normalmente o prazo de entrega do projeto profissional é maior.

VANTAGENS: 

a. Um site profissional possibilita a criação de um portal personalizado e de acordo com a necessidade de cada cliente;
b. Sites profissionais são mais rápidos e respeitam as regras do Google, estando na frente de sites pré-prontos;
c. Não necessita conhecimento técnico para fazer alterações no próprio site.
d. Entrega e treinamento qualificado para o manuseio o CMS do projeto.
e. Uma agência possui banco de imagens, vetores que deixam o site com muito mais qualidade visual.
f. Por se tratar de uma agência, possui um vasto número de trabalhos realizados e não corre o risco como contratando um free lancer e ficar sem suporte.

3. Faixa alta – R$ 20.000,00 – céu é o limite

Nesta faixa de preço, você vai encontrar as agências que atendem grandes corporações. As chances de o seu projeto ter uma cara profissional e de qualidade são muito altas, até porque o valor será alto.

A questão é: vale a pena gastar muito mais para uma melhora incremental? Vai depender do seu budget e do retorno esperado.

Obs.: Existe a possibilidade de a grande agência terceirizar o trabalho para uma agência menor da confiança dela. Portanto, encontrar a agência intermediária correta pode te fazer economizar bastante dinheiro.

Custos extras:

1. Hospedagem: Uma hospedagem custa em média R$ 250,00 por ano, dando a possibilidade de ter e-mails + o site. Se o site for muito pesado, robusto e com muitos acessos, esse custo pode aumentar e precisar ter um servidor dedicado que suporte a capacidade de acessos. Estes iniciam com um custo médio de R$ 50,00 por mês.

IMPORTANTE: a velocidade de um site impacta diretamente na sua quantidade de conversões, até 50% dependendo do caso. Portanto, invista um pouco mais em um servidor de qualidade.

2. Domínio: o custo do domínio “.com.br” está R$ 40,00 anuais, e sugerimos que o próprio cliente faça a conta no site www.registro.br

3. Manutenção: nós da Agência S3 não temos custo de manutenção para sites institucionais, apenas temos para sites de vendas, pois o mesmo tem atualizações regularmente. O mercado em geral cobra entre R$ 150,00 a R$ 700,00 reais por mês.

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Ficou interessado no assunto? Confira nosso blog “7 razões para ter um site PERSONALIZADO para sua empresa

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