Às quartas usamos rosa: estratégias para não sair da cabeça do público | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
10/01/2024

Às quartas usamos rosa: estratégias para não sair da cabeça do público

O icônico filme dos anos 2000, “Meninas Malvadas”, acaba de retornar às telonas com seu mais novo remake.   

Em 2024, o lançamento do longa original completa 20 anos permanecendo na mente do público e se mostrando um filme atemporal, não é à toa que todas as crianças, jovens e adultos que já assistiram ao filme sabem que às quartas é dia de usar rosa e também não é ao acaso que o remake está sendo lançado em plena quarta-feira. 

Mas afinal, o que faz slogans, marcas e filmes, como “Meninas Malvadas”, se tornarem tão marcantes para o público? 

O nome desse fenômeno é “recall”, a capacidade de lembrança da sua marca na mente do consumidor, diretamente relacionado ao branding das marcas, ou seja, sua criação e manutenção de sua reputação. 

Leia também: Construindo marcas de sucesso: a importância do branding na estratégia digital. 

Quer conhecer algumas estratégias para que a sua marca também “cole” na mente do público? Leia o nosso texto! 

 

Slogans memoráveis  

Os slogans são os acompanhantes do logotipo das marcas e os grandes responsáveis por fixá-las na mente dos consumidores. 

Normalmente, os slogans marcantes são agrupados por algumas características em comum, são curtos, impactantes e transmitem emoção, que instaura no consumidor a necessidade de adquirir o produto e serviço para realizar algum desejo. Resumindo, os slogans são encarregados de “vender” sensações

Assim, de forma precisa, os slogans transmitem os valores, a personalidade e os benefícios da sua marca. 

Confira alguns exemplos de slogans memoráveis, que sequer precisam do logotipo ou nome da marca associados para serem reconhecidos: 

- Just do it; 

- Abra a felicidade; 

- Amo muito tudo isso. 

 

Parcerias marcantes 

Cada vez mais é perceptível a importância das parcerias entre as marcas e figuras públicas, ainda mais após a ascensão da internet e dos influenciadores digitais. Atualmente, é praticamente impossível uma grande marca não promover seus produtos e serviços com o auxílio de uma pessoa que esteja em destaque

Porém, essa estratégia é mais antiga do que parece, já que através dessa associação as marcas conseguem aumentar a sua visibilidade e credibilidade, expandir o seu público-alvo, causar impacto emocional nos consumidores e se diferenciar da concorrência

Mas lembre-se, é essencial que o parceiro escolhido para a sua marca seja capaz de transmitir a essência de seus serviços, caso contrário, a credibilidade pode ir por água abaixo.  

Algumas parcerias marcantes: 

- Bombril e Carlos Moreno

- Pantene e Marina Ruy Barbosa

- Nike e Michael Jordan

 

Consistência visual 

São muitos elementos que compõem a identidade visual de uma marca, como: cores, tipografia, logotipo e estilo. 

Essa consistência visual desempenha um papel crucial no recall das marcas na mente do consumidor por várias razões. 

A  união desses aspectos gera reconhecimento de marca- independente da mídia- ,transmite uma mensagem consistente, otimiza a experiência do cliente e aumenta as chances de memorabilidade,  sendo capaz de desenvolver uma marca inesquecível.  

Às vezes, um único elemento desses mencionado já é capaz de despertar a lembrança na mente do público, como uma maçã mordida ou a junção de cores, tipo o vermelho e amarelo 

Leia também: A importância da identidade visual 

 

Curtiu o assunto e quer transformar a sua marca em Top of Mind

A construção de um branding sólido e impactante é essencial para estar na mente do público, tudo que a sua marca transmite é capaz de gerar reconhecimento, diferenciação e construção de valor percebido, mas para isso precisa ser desenvolvido por quem entende do assunto. 

Aqui na Agência S3 trabalhamos com branding, estabelecendo uma identidade visual sólida e estratégias de comunicação certeiras para a sua marca ser destaque no seu segmento de atuação. 

 

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Texto escrito por Júlia Lunkes Paraboni, graduanda em Publicidade e Propaganda e Assistente de Conteúdo na Agência S3.