A Importância do Registro de Marcas e Patentes: Uma Lição de Perdas Evitáveis | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
14/11/2023

A Importância do Registro de Marcas e Patentes: Uma Lição de Perdas Evitáveis

Nos últimos dois anos, a Agência S3 vivenciou a dolorosa realidade de quatro empresas que perderam o direito de uso de suas marcas, recebendo uma notificação informando a necessidade de trocar todas as peças publicitárias, fachadas, site e redes sociais em até 30 dias!  Com muito trabalho e esforço conseguimos, em todos os casos, minimizar os prejuízos e lançar uma nova marca; entretanto, esse processo é muito doloroso e perigoso para empresa que perde o uso do seu nome. 

 O Brasil, com suas dimensões continentais, exige muita cautela e pesquisa na criação de nomes para empresas e produtos, pois não podemos ter uma empresa com um nome no Rio Grande do Sul e outra com o mesmo nome no Amazonas. Somos uma federação e o registro tem validade em todo o nosso território

 

Alguns erros comuns: 

  • "Eu registrei o nome na Junta Comercial" - No entanto, essa inscrição não verifica os dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e não garante proteção; 
  • "Comprei o domínio meu-nome.com.br no registro.br" - O órgão que regula a venda de nomes de domínio na internet não está relacionado ao INPI. 

 

Confira alguns exemplos de criação de marca de alto impacto desenvolvidos pela S3: 

R Sul Contabilidade 

Café Caliente 

 

Entendendo que esse assunto é muito importante e com o objetivo de conscientizar os leitores do nosso blog sobre a importância do registro de marcas e patentes, convidamos o Dr. Vitor Sonaglio Maioli, advogado e sócio da Conexo Propriedade Intelectual, para descrever os passos essenciais para realizarmos o processo de registro, confira alguns cuidados e dicas: 

 

Por Vitor Maioli: 

Em um mercado altamente competitivo, a criação de uma marca forte desempenha um papel crucial na construção e fortalecimento de um empreendimento. No entanto, essa estratégia não se resume apenas a uma mensagem impactante e um logotipo memorável. A conexão entre a estratégia de registro de marca e a mensagem da marca é fundamental para o sucesso de um negócio. 

Aqui estão alguns pontos nos quais o registro de marca pode ser um aliado valioso em uma estratégia de criação de marca de alta qualidade: 

 

Pesquisa de Viabilidade de Marca 

Antes de escolher um nome ou um logotipo, é imperativo realizar uma pesquisa para verificar a disponibilidade da marca. Isso envolve a busca por marcas similares já registradas, bem como aquelas que possam gerar conflitos comerciais. Essa pesquisa pode ser realizada de forma gratuita no site oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  

Link: https://www.gov.br/inpi/pt-br  

 

Proteção Legal 

O registro de marca oferece proteção legal à identidade da sua marca, garantindo o direito exclusivo de uso em sua categoria de produtos ou serviços. É recomendado registrar a sua marca o mais cedo possível e, se viável, em todas as categorias relevantes para o seu negócio. 

 

Monitoramento e Vigilância 

Após o registro da marca, é fundamental manter um monitoramento contínuo. Isso é essencial para evitar que marcas semelhantes surjam e coloquem em risco a identidade cuidadosamente construída. 

 

Conclusão 

Em resumo, uma estratégia de criação de marca e o seu registro são parceiros inseparáveis, assegurando que sua marca se destaque em um mercado competitivo e esteja protegida legalmente. Essa combinação é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio. Não se torne mais um exemplo de quem perdeu o direito de uso de sua marca. Proteja sua identidade, registre sua marca e garanta o futuro da sua empresa. 

 

Autores 

Santiago Andres  - publicitário, sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição.13 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS. 

Participação: 

Dr. Vitor Sonaglio Maioli, advogado e sócio da Conexo Propriedade Intelectual