A importância do Endomarketing para o crescimento da sua empresa | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
15/06/2012

A importância do Endomarketing para o crescimento da sua empresa

 

Manter um bom clima dentro das empresas, sem ruídos na comunicação, é tarefa árdua. Muitas empresas acabam crescendo e se esquecendo de cuidar de seu principal patrimônio: seus colaboradores. Preocupar-se com bons processos de comunicação, fazendo com que cada colaborador seja um agente propagador da cultura da empresa, com certeza é um diferencial importante para a organização, auxiliando a mesma não só a crescer, mas fazer isto com qualidade. Para que entedam um pouco mais sobre a importância de uma boa comunição interna e como isso pode refletir no crescimento do seu negócio, segue abaixo um texto interessante, publicado originalmente no site Fonte do Saber.
 
 
A Importância do Endomarketing na Melhoria da Produtividade nas Empresas
 
 
O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. O marketing interno está diretamente ligado ao Departamento de Recursos Humanos da empresa.
 
 
Os colaboradores fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização desses clientes externos. E tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso é importante o endomarketing, afinal, se o cliente interno está satisfeito, assim ele poderá fazer bem o seu trabalho e encontrar o cliente externo, que é o que mantém a empresa de pé.
 
 
Você vende bem seu produto quando você o conhece e acredita nele, caso contrário você não possui argumentos favoráveis à venda do mesmo. No entanto, se você conhece e se sente satisfeito com o produto que vende, conseguirá com facilidade transmitir essa nostalgia ao seu cliente, fazendo assim com que ele se entusiasme, compre seu produto e seja feliz. Tudo isso graças ao endomarketing e a outras ferramentas.
 
 
Antigamente os funcionários viviam em situações irrisórias. Basta relembrarmos as situações da Revolução Industrial onde trabalhavam em locais úmidos e escuros durante 16 horas e ainda os homens levavam suas esposas e filhos para trabalharem juntos. Hoje, fala-se em valorização do recurso humano dentro da empresa. É muito discutida a questão da qualidade de vida no trabalho, afinal passam-se em torno de 8 horas diárias ou mais trabalhando. O fator humano tem sido estudado sob esse ângulo.
 
 
As empresas estão procurando melhorar este tempo em que os funcionários dedicam ao trabalho. Algumas empregam técnicas de ginástica elaboral e até salas de recreação e de descanso; mas tudo isso é de acordo com o trabalho que cada um realiza. Os benefícios que as empresas fornecem aos seus funcionários também é uma forma de endomarketing, e isso leva a satisfação desses clientes internos.