A importância de um Sitemap.xml no portal da sua empresa | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
26/06/2018

A importância de um Sitemap.xml no portal da sua empresa

Assim como o SEO, o Sitemap é um elemento muito importante para a otimização de um site e que muitas vezes pode ser negligenciado pelos administradores.

Como o próprio nome já diz, é um mapa de determinado site onde constam as informações mais precisas para que o crawler – robô que vasculha a internet para achar páginas relevantes para cada pesquisa, como o Googlebot – atinja seu objetivo com mais facilidade.

O processo faz com que a indexação seja mais rápida e eficiente, tornando o portal mais ágil quanto ao tempo de rastreamento e carregamento da página. Essas informações são guardadas no servidor de hospedagem do site e revelam toda sua estrutura e otimizando a eficiência da pesquisa.

O Sitemap armazena informações como a ordem hierárquica das principais URLs do site, arquitetura de links e atualizações de páginas de conversão, blog posts e abas, privilegiando os itens considerados mais importantes para o negócio. A aplicação do Google Web Master Tools também é importante no processo, visto que o programa auxilia o Sitemap na leitura correta das URLs procuradas.

No SEO, o link building – referências em outras páginas que redirecionam para a landing page em questão – é uma técnica muito útil, porém a partir do momento que o site não recebe muitos links de entrada, é preciso indica-la ao Google para melhorar o ranqueamento dela nas pesquisas. O Sitemap é ideal para isso, até mesmo porque o Google prioriza administradores de portais que auxiliam a leitura de bot.

Os sites da Agência S3 sempre contém a programação do Sitemap. Alguns exemplos são os portais da TGD, do Sushi Caye e da LatitudeLog, veja mais nos links.