5 passos Essenciais antes de iniciar uma Campanha de Tráfego Pago | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
06/09/2023

5 passos Essenciais antes de iniciar uma Campanha de Tráfego Pago

Ao lançarmos uma campanha de Tráfego Pago, estamos essencialmente colocando nossos serviços ou produtos na frente de potenciais compradores, com a expectativa de que eles tomem a ação desejada, seja uma compra ou um contato. Infelizmente, muitas empresas negligenciam os preparativos adequados antes de iniciar uma campanha de anúncios, seja no Google Ads, Meta Ads, TikTok ou outras plataformas e, frequentemente, atribuem os resultados insatisfatórios ao profissional contratado, ignorando os passos fundamentais.

 

Um paralelo que podemos traçar é com a visita de alguém a nossa casa. Quando esperamos visitantes, arrumamos, limpamos e organizamos para causar uma boa impressão. No entanto, muitas empresas deixam de fazer o mesmo ao investirem em palavras-chaves no Google e direcionarem tráfego para um site amador ou diretamente para o WhatsApp.

 

Para auxiliar nesse processo, elaboramos uma lista de itens essenciais que devem ser considerados antes de lançar uma campanha de tráfego pago nas redes sociais e no Google.

 

Marca / Identidade Visual:

 

É crucial que a empresa possua uma identidade visual consistente que transmita seus valores e personalidade aos consumidores. Isso ajuda o público-alvo a se identificar.

 

Alguns exemplos de trabalhos que realizamos:

 

Identidade Visual R Sul Contabilidade 

Identidade Visual  Café Caliente 

Identidade Visual Power Club 


 

Portal / Site



Criar uma Landing Page eficaz é uma estratégia poderosa para aumentar as conversões, especialmente para anúncios direcionados a nichos específicos.

 

 Exemplos relevantes feitos pela Agência S3:

 

RacionalTec 

Rafael Ries 

Agência S3


 

Além disso, um site institucional com blog contribui muito para a credibilidade do negócio, aprimorando a conversão e as estatísticas de investimento em tráfego pago, enquanto o blog melhora o SEO e atrai tráfego orgânico.

 

Exemplos relevantes feitos pela Agência S3:

Site Jush Cash 

Site TGD Engenharia 


 

Redes Sociais:

Estar ativo nas principais redes sociais é fundamental, já que muitos consumidores as usam para pesquisa. Publicações regulares, vídeos, reels e conteúdo relevante aumentam significativamente as chances de conversão.

 

- Manter bios completas;

- Publicações harmoniosas no feed;

- Vídeos curtos e explicativos;

- Apresentar fotos reais das equipes;

- Produzir conteúdo relevante.

 

Algumas páginas gerenciadas pela Agência S3:

 

Green Card 

VT Soluções 

Veterinária Auxiliadora 

Trauma Zer0 

Torelly Bastos Advocacia 


 

Google Meu Negócio / Google Maps:


 

Ter uma presença sólida no Google é vital, incluindo uma bio completa, endereço, número de telefone e, especialmente, depoimentos reais de clientes, que funcionam como avaliações públicas.

 

Exemplo da presença da Agência S3 no Google:

 


 

Gestão de Contatos e Automação:

 

Na estratégia de tráfego, muitos clientes esperam respostas rápidas. Garanta que os contatos sejam registrados e salvos no CRM para um acompanhamento eficiente. Além disso, crie automações de retorno via e-mail e WhatsApp para melhorar a experiência do cliente.


 

Definição de Verba e Plataforma de Anúncios:

 

Após considerar todos esses aspectos iniciais, é hora de determinar a verba disponível para o tráfego pago e escolher as plataformas adequadas. Algumas das principais opções incluem:

 

- Google Ads

- Google Ads - Rede Display

- Google Ads - Shopping

- Google Ads - Youtube

- LinkedIn Ads

- Meta Ads (Instagram + Facebook)

- Pinterest Ads

- Tik Tok Ads

 

Ao seguir esses passos, sua empresa estará melhor preparada para lançar uma campanha de tráfego pago eficaz, maximizando as chances de conversão e sucesso. Lembre-se de que a preparação adequada é a base para obter resultados sólidos em suas estratégias de Marketing Digital.


Texto escrito por Santiago Andres, publicitário, sócio fundador da Agência S3 - Formado em publicidade pela ESPM-RS e Pós-Graduado pela mesma instituição.

13 anos como head de atendimento da Agência S3 – Porto Alegre RS.