Você sabe o que é equidade de gênero? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
11/03/2022

Você sabe o que é equidade de gênero?

A equidade de gênero é a busca por justiça no tratamento das mulheres em relação aos homens, de acordo com o que necessitam, isso pode incluir tratamento igual ou diferente, o que é considerado equivalente em termos de direitos, obrigações e oportunidades. 

Quando falamos em oportunidades, queremos garantir que ela não se limite ao gênero, além de buscarmos correções históricas. 

Para entendermos a realidade das mulheres, precisamos compreender as origens da discriminação contra elas. Por um longo período, elas estiveram ausentes de espaços de debate, em um papel secundário na sociedade principalmente em relação às questões políticas, sociais e econômicas. 

Apenas a partir da Idade Contemporânea que as mulheres passaram a participar de forma mais ativa politicamente falando. Antes disso, suas atividades eram concentradas no espaço doméstico e rural, sem poder exercer qualquer poder sobre qualquer decisão de maior relevância. 

Leia também: Você conhece a realidade das mães no Mercado de Trabalho?

Ao longo do tempo, muitos avanços foram registrados como por exemplo 72% dos artigos científicos produzidos no Brasil são feitos por elas e também as mulheres representam 65% dos mais de seis milhões de profissionais da área da saúde. Mesmo com tudo isso, ainda hoje, algumas questões sobre equidade de gênero são nebulosas. 

O Fórum Econômico Mundial faz a projeção de que são necessários 170 anos para alcançar a equidade de gênero, dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe demonstraram que somente 17% dos cargos executivos são ocupados por mulheres na América Latina, uma pesquisa do IBGE mostra que as mulheres brasileiras representam 45,6% da força de trabalho e ocupam 37% dos cargos de liderança.

Mas o que posso fazer para contribuir com a equidade de gênero dentro da minha empresa?

Através do diálogo e com objetivos claros, as empresas podem confeccionar algumas ações para promover a equidade de gênero. Elas devem vir em âmbito social e econômico. Para que essas ações sejam efetivas é preciso compromisso e transparência de modo que o engajamento se torne palpável. 

Leia também: Outubro Rosa e o Marketing

Confira algumas medidas que podem ser tomadas para contribuir com a equidade de gênero dentro da sua empresa. 

Padrão dos salários: Ter uma tabela de salários padronizados de cada vaga, independente do gênero, é uma maneira de buscar a equidade. O mesmo deve ser aplicado no sentido de promoções. 

Desenvolver um ambiente seguro: O espaço de trabalho deve ser um local onde as mulheres se sintam seguras para exercer suas funções e qualquer tipo de assédio deve ser recebido com tolerância zero. 

Essas são algumas formas de tornar os ambientes e a sociedade um espaço mais justo e livre para ter uma vivência feminina. A sua empresa, já está fazendo sua parte?

Texto por Marília Bede, graduanda em jornalismo e Assistente de Conteúdo na Agência S3.