Como saber se sua empresa precisa de uma nova identidade visual - Blog | Blog | Agências3 - Agência de Publicidade Porto Alegre
up
Atendimento

BLOG

  • Como saber se sua empresa precisa de uma nova identidade visual

    Tags: design, identidadevisual, Marketing, publicidade, propaganda, Campanha Publicitária, Agência S3, Campanha, Blog, Dicas para empresas, gerar leads, Marca

    De tempos em tempos, alguma marcas decidem atualizar sua identidade visual. Muitas mudam poucas vezes em anos, já outras fazem isso constantemente. Também há o caso de empresas que alteram radicalmente sua identidade visual, outras modificam de forma pouco perceptível.

    Porém, é necessário estar atento ao fato de que o tempo passa. Isso pode vir acompanhado com a necessidade de uma mudança na comunicação de uma empresa, incluindo a identidade visual. Assim, permite-se que a empresa continue sendo entendida pelos clientes antigos e pelos novos.

    Essas mudanças podem ocorrer por diversos motivos. Entre os recentes casos de transformação de identidade visual está o logo da Fórmula 1, que tem causado diversas reações das pessoas. A marca esteve com o mesmo logo durante 23 anos.

    Segundo o diretor-geral da F1, a mudança ocorreu com o intuito de “desenvolver e expandir a marca, reposicionando a F1 não só  como sinônimo de competição, mas também de media e entretenimento”. Assim, percebemos que a Fórmula 1 teve que recriar sua identidade visual, pois teve que acompanhar o novo posicionamento e entender a atual era em que estamos vivendo. E este é um dos principais motivos que fazem com que muitas marcas passem por um processo de renovação da sua comunicação visual.


    Vamos explorar esses e outros pontos nos próximos tópicos: 

    Novo posicionamento da empresa

    Quando o posicionamento de uma empresa se modifica, a identidade visual deve acompanhar essas mudanças, pois, ela representa visualmente o que a empresa é. Quando as pessoa veem um símbolo, por exemplo, certamente já nos vem algo à mente. Podemos pegar o exemplo da empresa Apple: quando visto o logo da empresa, logo muitas pessoas já pensam em conceitos como tecnologia, inovação, status, entre outros.

     

    Comportamento do público

    Se o seu público mudou, ou se um novo público veio com a renovação do posicionamento, é provável que a sua identidade visual precise ser reconstruída. A comunicação de uma empresa deve conversar com a sua persona, e sendo parte importantíssima desta função a identidade visual precisa acompanhar estas mudanças.


    Quando quer transmitir alguma novidade

    Assim como citado anteriormente, quando uma empresa renova seu posicionamento, algumas ou diversas alterações o acompanham, sendo elas também na comunicação visual. Assim, a identidade visual deve acompanhá-las, como por exemplo no caso da Fórmula 1 .

     

    Alteração de nome

    É de grande importância que o nome de uma empresa converse com a identidade visual da mesma. Assim, se sua organização mudou de nome, a comunicação da sua empresa deve acompanhá-la também, incluindo a identidade visual. 
     

    Quando a empresa se une ou é vendida para outra empresa

    Neste caso, é muito provavelmente muitas coisas mudem, incluindo posicionamento, comunicação, talvez o modelo de negócio, entre outros. Acompanhando transições rigorosas como esta, a identidade visual também está incluída nela.


    Conheça a Agência s3;

    Confira nosso portfólio incluindo nossos trabalhos de identidade visual;

    Leia nossos blogs sobre diversos assuntos relacionados à marketing digital.
     

    • COMPARTILHAR:
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+