As redes sociais influenciam no SEO de um site? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
06/07/2018

As redes sociais influenciam no SEO de um site?

Essa é uma dúvida muito comum para quem trabalha com Marketing Digital: as redes sociais influenciam no SEO do site?

A maneira como o algoritmo do Google determina o posicionamento dos sites nos resultados da busca é sempre uma incógnita. E, embora os especialistas estudem a correlação entre os fatores, não podemos afirmar quais sinais sociais influenciam no posicionamento.

O número de curtidas na sua fan page no Facebook ou a quantidade de seguidores no Twitter, por exemplo, não influencia no posicionamento do seu site. Assim, o canal social é visto como uma outra fonte de tráfego da web e, por isso, é tão importante a sua empresa desenvolver um site bem planejado e programado. Confira alguns sites desenvolvidos pela S3 

Agora, vamos revelar algumas formas com que, comprovadamente, suas redes sociais influenciam no SEO e quais são as melhores práticas para otimizá-las. Conheça:

1. Aumento da visibilidade

Como uma importante fonte de tráfego para o site, as redes sociais tem o papel de aumentar a visibilidade da marca e dos conteúdos do site. Dessa forma, elas influenciam no SEO, pois, quanto mais links a página receber, mais rapidamente ela será indexada, mais pontos ganhará com o Google e mais backlinks pode conquistar. Não pense que basta publicar no seu blog e aguardar os leitores chegarem. Todo conteúdo precisa de um “empurrãozinho” para ser acessado por um bom volume de visitantes.

Então, divulgue seus links! Incentive, também, que seus leitores também compartilhem seu conteúdo.

Outra atitude importante é inserir botões de compartilhamento no seu site e blog. Assim, após a leitura do conteúdo, os visitantes podem clicar no botão e compartilhar a página em seu perfil no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc. Torne o link mais atrativo para quem é atingido pela publicação. No código HTML da página, você pode inserir meta tags que determinarão qual título, qual imagem e qual descrição devem aparecer quando alguém compartilha o link nas redes sociais.

2. Dominação da primeira página de resultados

A estratégia chamada de SERP Domination consiste em ocupar todos os primeiros resultados da busca com links relacionados à sua marca, quando se pesquisa pelo seu nome. O objetivo é gerar mais tráfego para o site, mas a estratégia serve também para eliminar resultados negativos das primeiras posições, como a citação em um site de reclamações ou uma notícia prejudicial à imagem da marca. Nesse sentido, os perfis sociais, que costumam ser bem ranqueados, ajudam a ocupar positivamente a primeira página de resultados, gerar acessos indiretamente para o site e “empurrar” os links negativos para a segunda página.

3. Mensuração dos resultados

Como em qualquer ação do Marketing Digital, você pode e deve utilizar métricas para medir o desempenho e otimizar sua estratégia. Aqui na S3, cuidamos disso e do seu impulsionamento, com clipagens mensais para que o cliente acompanhe também. Veja algumas métricas das quais mais cuidamos:

•Volume de tráfego do site oriundo das redes sociais, ou de cada uma delas;

•Número de compartilhamentos sociais de cada página do site;

•Quantidade de cliques no link dos posts das redes sociais;

•Vendas ou receita geradas por visitantes de redes sociais.

 

Conclusão

Então, pronto para administrar suas redes sociais de olho no posicionamento do seu site?

Não sabemos exatamente quais sinais sociais o Google realmente considera em seu algoritmo. Aliás, não sabemos nem se ele considera algum, mas sabemos, sim, que as redes sociais influenciam no SEO, por serem uma importante fonte de tráfego. Então é essa característica que devemos aproveitar.

E agora, quer tudo isso para sua marca e site? Contate-nos para um orçamento ou agende uma reunião para conversarmos.