Como as empresas podem aproveitar a linguagem das redes sociais | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
05/10/2017

Como as empresas podem aproveitar a linguagem das redes sociais

As empresas precisam se divulgar pelas redes, mas como? Cada rede social tem uma linguagem própria, principalmente porque cada uma surgiu com um propósito. Algumas são mais apropriadas para o uso de textos, imagens ou vídeos, também diferenciadas pela linguagem informal ou profissional. Interação, curtidas e visualizações são importantes na maioria, e saber a linguagem e a imagem para serem usadas é fundamental. As principais redes sociais usadas pelas empresas são Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, principalmente pela quantidade de pessoas que acessam e a facilidade de distribuir conteúdos. Conheça:

 

Facebook

 

    O uso inicial do facebook nunca foi comercial, apenas mais uma rede social para as pessoas manterem contatos umas com as outras, como era o orkut e MSN. Por isso, as formas de marketing não podem ser brutas e diretas, têm de vir, preferencialmente, em meios de entretenimento ou visualmente atrativo. Assim, as empresas, em sua maioria, têm aderido uma linguagem mais informal e com imagens mais chamativas.  Aqui, imagem e texto se completam, tentando sempre balancear as informações. É vantajoso para organizações que procuram unir informação às imagens da empresa e divulgar aceleradamente o seu negócio.

 

Instagram

 

O Instagram é uma rede social puramente visual, onde a imagem é a parte mais importante do conteúdo. Diferente do Facebook, a legenda complementa a foto, principalmente pela sua distribuição ser desigual e a imagem ser vista primeiro. O Instagram possui anúncios que contém apenas imagem, onde o texto está inserido nela, portanto, para postar nessa plataforma, é preciso entender de imagem, cores e tipografia, para tudo ficar agradável visualmente. É indicado para empresas que dispõem de produtos ou fotos visualmente bonitos, pois o interesse das pessoas em seguirem e olharem será maior que em outras rede sociais.   

 

Twitter

O princípio do twitter é a instantaneidade, já que, diferente do facebook e instagram, os “posts” não são mostrados conforme a interação com a pessoa ou página, mas sim por uma ordem cronológica - embora isso esteja mudando um pouco. Uma das barreiras do twitter são os 140 caracteres, ou 280 para alguns usuários, assim, tende a ser tudo muito sucinto e rápido, perdendo um pouco a quantidade de informação. É bom para empresas que procuram divulgar links ou ter frases curtas compartilhadas rapidamente.  

 

LinkedIn

 

O LinkedIn é uma rede social com princípio mercadológico, é uma maneira das empresas e pessoas se divulgarem no mercado. Isso é bem aparente, já que o seu perfil é basicamente o seu currículo. A linguagem tem de ser a mais profissional possível, e mais clara, aqui imagens são muito bem-vindas, mas são reduzidas em tamanho, então o texto é a parte mais importante. É bom para empresas que procuram parcerias, expandir seu negócio ou criar renome.

 
Texto: AgênciaS3