Você sabe a diferença da cor no monitor para a cor da impressão? Famoso CMYK x RGB | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
31/03/2020

Você sabe a diferença da cor no monitor para a cor da impressão? Famoso CMYK x RGB

Para explicar e entender a diferença de cor, basta compreender como elas são formadas! A cor no monitor (RGB) é composta por LUZ e a cor de Impressão (CMYK / PANTONE) é feita por tinta. E elas são opostas. Como assim?
LUZ:  quanto mais luz tiver, mais CLARA/BRANCA ficará a visualização.
TINTA: quanto mais tinta for utilizada no papel, mais ESCURA ficará a impressão.
Siglas:
CMYK: Cyan (ciano), Magenta, Yellow (amarelo) e BLACK (preto)
RGB: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul)
No monitor, o RGB é formado a partir de 3 cores. Já o padrão CMYK é composto por 4 canais de cores. Entretanto, a gama de cores do RGB é muito maior que o CMYK, o que acaba dificultando e até gerando problemas na hora de imprimir um material gráfico.
Conversão entre RGB e CMYK
Os dois sistemas têm diferentes capacidades de coloração. CMYK é mais reduzido que o RGB. Este, por sua vez, possui mais de 16 milhões de combinações. Em função disso, quando você está vendo uma imagem no computador e decide imprimi-la, é provável que note certa diferença de cor. Isso se deve ao fato de que tudo o que o computador exibe está em RBG e quando passamos para o papel, o CMYK é quem atua com sua gama de cores um pouco mais limitada. Atualmente, por meio de softwares, é possível visualizar em modo CMYK nas telas, antes da impressão, tendo uma amostra de como seu material ficará no papel, permitindo os ajustes quando necessário.

SOLUÇÕES:
-Qualificação: uma agência pode criar a sua identidade visual, com isso esses problemas de cores não vão ocorrer ou serão diminuídos.
- Você também pode contratar a agência para adequar as cores e criar um manual de identidade.
- Prova de cor: quando produzir um material gráfico, solicite uma prova calibrada. Esse material chega a ter 95% de assertividade.
- Se no seu trabalho é necessária fidelidade nas cores de impressão, fique atento a manter sempre o seu monitor calibrado e bem configurado. 
- Se usa Windows, lembre-se que o monitor deve ser instalado ou reconhecido e realize regularmente calibragem no seu ambiente de trabalho e sempre incorpore os perfis de cor enviados / recomendados pela gráfica em seu material impresso.
- Uso de tabela de CORES PANTONE.