Fidelizar seus clientes aumentará sua lucratividade. Você conhece a jornada de compra do seu cliente? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
21/09/2021

Fidelizar seus clientes aumentará sua lucratividade. Você conhece a jornada de compra do seu cliente?

Respeitar a jornada de cada consumidor é fundamental para vender mais e melhor. Encante seus clientes respeitando o caminho de compra de cada um deles. Freguês, consumidor, usuário, comprador. São muitas terminologias que podemos utilizar para denominar um cliente. Independente da nomenclatura utilizada o importante é fidelizar. Mas porquê? Philip Kotler (o pai do marketing) já dizia que um novo cliente pode custar até cinco vezes mais caro do que um antigo.

Hoje, com métricas e análises precisas, podemos ter certeza disso com base no custo de cada clique, de cada lead gerado.

Um novo cliente custa mais caro do que fomentar os seus.

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Estabelecer uma estratégia de vendas é fundamental para o sucesso do negócio, o que não se pode esquecer é de encantar seu consumidor.

Conhecendo a jornada do seu cliente, você poderá entender onde e como entregar mais valor.

Toda a jornada de compra se inicia quando a pessoa se torna um potencial consumidor.

Essa jornada pode ser maior ou menor e depende do seu tipo de serviço ou produto.

Há fases comuns que podemos sintetizar em quatro momentos:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Consideração da solução;
  3. Decisão de compra;
  4. Fidelização.

Para cada uma dessas etapas, há um tipo de conteúdo a ser gerado, e uma forma de tratamento. A alma do Marketing de Conteúdo é educar seu comprador.

Cliente ciente do que comprou se apaixona pela solução e tem satisfação ao ter suas reais necessidades atendidas.

Agora, compartilhamos com você duas dicas de ouro para você fidelizar seu cliente.

Mantenha contato

Estamos todos conectados. E você também precisa estar conectado e atento aos seus clientes.

Demonstre seu interesse em todas as etapas da jornada.  Mantenha o contato, não deixe de responder suas mensagens e anseios.

Cuidado para não ser insistente, pois existe uma linha tênue entre manter o vínculo e ser um chato.

Um dos queridinhos do momento em automação são os chatbots e mensagens automáticas, são ótimos, podem te ajudar em momentos em que você não pode responder e fazem diferença, assim como automação de e-mails.

Mas atenção para não abusar da ferramenta, siga com o contato pessoal e lembre-se que somos seres humanos e sociáveis por natureza.

Esteja presente no pós-venda

Fechar a venda é momento de alegria para todos os envolvidos, mas não esqueça do seu cliente após a entrega do produto.

É nesse momento também que você pode encontrar outras oportunidades de vendas.

Já ouviu falar em Overdelivery? Você entregue algo além do esperado, mantendo seu consumidor sempre surpreendido.

Mantenha se solicito do atendimento de prospecção ao suporte pós compra. Pessoas são sociáveis e buscam relacionamentos de confiança.

Um cliente satisfeito compra novamente, bem como remenda você e seu produto.

Nós temos como missão resolver os problemas de comunicação oferecendo soluções personalizadas, seja ela online, offline ou um mix de comunicação sempre focado em resultados.

Empresas conectadas provocam engajamento no público, se relacionam, investem em novas ações e acreditam em ideias.

Assim são as marcas fortes.

Assim trabalhamos na Agência S3.

Para sua empresa ser reconhecida e obter as melhores conexões entre em contato nos conte a sua jornada do cliente e juntos vamos montar uma estratégia de comunicação.

Texto por Nathalia Deste Ávila, advogada cursando especialização em comunicação e marketing e Assistente deConteúdo na Agência S3.