As diferenças entre CMYK e RGB | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
24/08/2018

As diferenças entre CMYK e RGB

Acor é um fator extremamente importante na comunicação visual. Os profissionais da área lidam diariamente com os dois sistemas principais disponíveis no mercado: CMYK e RGB que possuem algumas diferenças entre si e são determinantes na hora da produção dos materiais.

CMYK

Sua sigla é uma abreviação de Cyan (ciano), Magenta, Yellow (amarelo) e Key (chave). Este último simboliza o preto e representa combinações de pigmentos sólidos que quando sobrepostos tendem a ficar cada vez mais escuros. A cor que enxergamos, na verdade, é um reflexo de luz que incide sobre ele, ou seja, quanto mais pigmento, menos luz até chegar na sua ausência total.

Este é o principal sistema usado pelas indústrias gráficas para impressão. Utiliza-se as tintas nas cores primárias e o preto que tem função ser a peça chave que define os detalhes da imagem e possibilita a variação de tons das outras cores.

RGB

Construído também por uma abreviação, porém dessa vez é de Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul) e representa uma corluz, ao contrário do CMYK.  A sua sobreposição, ao invés de subtrair cor e chegar no preto, adiciona e em seu máximo alcança o branco. Isso acontece porque, como cor é luz, unindo todas elas, chegaremos ao máximo de luz que é o branco.

Por isso, o sistema RGB é usado em objetos que emitem luz, como telas de computadores, televisões, câmeras, celulares, etc.

Conversão entre RGB e CMYK

Os dois sistemas têm diferentes capacidades de coloração. CMYK é mais reduzido que o RGB, que por sua vez possui mais de 16 milhões de combinações.

Em função disso, quando você está vendo uma imagem no computador e decide imprimi-la, é provável que note certa diferença de cor. Isso se deve ao fato de que tudo o que o computador exibe está em RBG e quando passamos para o papel, o CMYK é quem atua com sua gama de cores um pouco mais limitada.

Atualmente, por meio de softwares, é possível visualizar em modo CMYK nas telas, antes da impressão, tendo uma amostra de como seu material ficará no papel, permitindo os ajustes quando necessário.

Abaixo alguns materiais off-line produzidos pela Agência S3:

Teiga

ETCR

TGD