Usar ou não o Wordpress? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
25/07/2017

Usar ou não o Wordpress?

Sabemos que o WordPress é um dos CMS mais conhecidos e utilizados no mundo, principalmente para o desenvolvimento de blogs, sites e, até mesmo, e-commerce. Com ele, vem a ideia do fácil uso para os usuários administrarem seus conteúdos, mas a partir do momento que o site aumenta e suas estruturas são alteradas, novas funcionalidades são implementadas e o caos vai acontecendo.

O WordPress não segue um padrão de projetos como o MVC (Model, View, Controller), onde cada item tem sua responsabilidade única. Por ter uma organização e legibilidade fraca do código, torna o tempo de desenvolvimento de um projeto mais lento muitas vezes, quando falamos de projetos de médio e grande porte. Esses projetos tendem a ter atualizações constantes para sua melhoria e, consequentemente, o custo será mais elevado. Muitos desenvolvedores no mercado acabam dizendo que não é possível implementar tal funcionalidade no WordPress, devido a sua complexidade, tempo elevado, falta de conhecimento e uma baita dor de cabeça para implementar na estrutura do WordPress.

Qual a vantagem de utilizar WordPress?

1. Possui uma estrutura de código aberto, onde a maioria dos códigos escritos por desenvolvedores podem ser reutilizados no WordPress, economizando tempo e dinheiro quando falamos de projetos pequenos.

2. Disponibilidade de plugins com uma vasta gama disponível, o que significa que recursos e funcionalidades adicionais podem ser adicionados após um projeto estar em andamento, ou mesmo quando já está no ar.

3. A vantagem mais significativa do WordPress é o seu baixo custo, mas que muitas vezes pode sair caro no final.

Qual a vantagem de não utilizar WordPress?

1. Pelo seu código ser aberto, torna-se mais fácil que hackers encontrem buracos em sua segurança. Quando os desenvolvedores utilizam um código pronto pego na internet, pode ocorrer de vir algo “escondido” que possa prejudicar o projeto e os usuários que o acessam, assim, o Google pode acabar banindo o site e não o mostrando em suas buscas.

2. Pouca flexibilidade na estrutura e organização.

3. As atualizações feitas no WordPress, na maioria das vezes, danificam o projeto e seus plugins instalados.

4. Por ter flexibilidade de instalação de plug-ins, o carregamento do projeto vai sendo prejudicado por existirem muitos códigos desnecessários e funcionalidades que, muitas vezes, nem são utilizadas no projeto.

5. Um dos maiores problemas para o desenvolvimento de um projeto em WordPress passa pelos desenvolvedores com pouca experiência. Eles não conhecem o CMS como profundidade e, ao alterarem configurações do sistema, prejudicam plugins e funcionalidades do site.

Conclusão

Na Agencia S3, não utilizamos WordPress devido às razões citadas, além de termos desenvolvedores experientes e fascinados por tecnologia, que atualizam-se constantemente no meio. Acreditamos que cada novo projeto deve conter as implementações exatamente como o cliente deseja, por isso limitações estruturais não são interessantes para esse tipo de desenvolvimento.