Devemos utilizar o WordPress? | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
16/05/2018

Devemos utilizar o WordPress?

O WordPress é um dos CMS mais conhecidos e utilizados no mundo e com ele vem a ideia da fácil administração de conteúdos pelos usuários, contudo a partir do momento que o site aumenta e suas estruturas são alteradas, novas funcionalidades são implementadas e o caos vai acontecendo.

O WordPress não segue um padrão de projetos como o MVC (Model, View, Controller), onde cada item tem sua responsabilidade única. Por ter uma organização e legibilidade fraca do código, torna o tempo de desenvolvimento de projetos de médio e grande porte mais lento, além de tornar o custo mais alto em função das atualizações que buscam melhorias. Muitos desenvolvedores no mercado acabam dizendo que não é possível implementar tal funcionalidade no WordPress, devido a sua complexidade e tempo elevado para implementar na estrutura do WordPress.

Existe vantagem no uso do WordPress?

A presença da estrutura estrutura de um código aberto, onde a maioria dos códigos escritos por desenvolvedores podem ser reutilizados no WordPress, economiza tempo e dinheiro quando falamos de projetos pequenos. Conta com a disponibilidade de plugins com uma vasta gama disponível, o que significa que recursos e funcionalidades adicionais podem ser adicionados após um projeto estar em andamento, ou mesmo quando já está no ar. A vantagem mais significativa do WordPress é o seu baixo custo, mas que muitas vezes pode sair caro no final.


Quais são as desvantagens da plataforma?

Seu código é aberto, o que facilita a ação de hackers ao buscarem buracos em sua segurança. Quando os desenvolvedores utilizam um código pronto, pego na internet, pode vir algo “escondido” que possa prejudicar o projeto e os usuários que o acessam, assim o Google pode excluindo o site de suas buscas.

Existe pouca flexibilidade na estrutura e organização. Além disso, as atualizações feitas no WordPress, na maioria das vezes, danificam o projeto e seus plugins instalados.

Um dos maiores problemas para o desenvolvimento de um projeto em WordPress passa pelos desenvolvedores com pouca experiência. Eles não conhecem o CMS
como profundidade e, ao alterarem configurações do sistema, prejudicam plugins e funcionalidades do site.

Na Agencia S3, não utilizamos WordPress devido às razões citadas, além de termos desenvolvedores experientes e fascinados por tecnologia, que atualizam-se constantemente no meio. Acreditamos que cada novo projeto deve conter as implementações exatamente como o cliente deseja, por isso limitações estruturais não são interessantes para esse tipo de desenvolvimento.