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18/03/2018

Organizando vendas com o funil de leads

Um Funil de leads são as etapas que um cliente percorre do momento em que entra em contato com sua empresa até virar uma conversão de compra ou serviço.

Quem pratica automação de marketing usa esta ferramenta digital com o objetivo de conduzir os leads (pessoas ou empresas interessadas em seu produto ou serviço e que deixaram um contato), pelas 4 etapas do funil de leads:

1 - Aprendizado e descoberta: o lead percebe que tem uma necessidade a ser atendida e tenta saber mais sobre ela
2 - Reconhecimento do problema: o lead descobre qual é essa necessidade
3 - Consideração da solução: o lead vai em busca de como atender sua necessidade, considerando as diversas soluções disponíveis
4 - Decisão de compra: neste ponto, o lead conhece a solução que sua empresa oferece e está se decidindo em adotá-la ou não

Para isso, são disponibilizados em blogs conteúdos que interessam seus leads. Ao pesquisarem na internet pelas soluções que desejam, encontram nos artigos do blog de sua empresa excelentes informações e até ofertas para trocar seus dados de contato (como e-mail e telefone), por um material ainda mais profundo, como um e-book ou infográfico.

Com esses dados, é possível desenvolver um relacionamento com os leads, enviando e-mails, mais materiais ricos e links para outros artigos de seu blog.

Em determinado momento desse relacionamento, seu software de automação de marketing, baseado nesses comportamentos – como baixar materiais ou abrir e-mail – já conta com estatísticas que permitem que você decida quais desses leads estão na quarta etapa do funil de leads, a “Decisão de compra”, sendo encaminhado para a equipe de vendas, responsável por converter esse lead em cliente.

Para melhorar a sua percepção de como tratar as etapas do funil de vendas listamos abaixo algumas dicas.

1º Dica: Apenas envie leads qualificados para a sua equipe de vendas, ou seja, apenas leads que estão realmente interessados em seu produto ou serviço.

2º Dica: Após a qualificação dos leads não tenha medo de desqualificá-lo de sua base, vale muito mais um lead qualificado do que 10 indecisos.

3º Dica: Tenha um tempo máximo do lead em seu funil acompanhando quanto tempo médio é necessário para cada etapa.