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31/01/2018

Tendências da publicidade para 2018

2018: PARA ONDE APONTA O MERCADO DE PUBLICIDADE?

O ano de 2017 foi muito inovador para o mercado de mídia digital e tradicional. Foi o início do processo de modernização das mídias tradicionais e a ascensão do uso da geolocalização como os cookies do mundo off-line e métricas do mundo online.

Em 2018, o mercado continuará apontando na direção da integração entre o on e o offline, otimizando a experiência dos usuários de dispositivos digitais.

 

1 – A ascensão da realidade aumentada

O famoso game Pokémon GO foi apenas o primeiro passo da popularização de soluções em realidade aumentada em larga escala. Para os profissionais de marketing e publicidade, a realidade aumentada é uma oportunidade promissora para que as marcas engajem o seu público-alvo.

Os novos modelos de iPhone, X e 8, já vieram com suporte nativo à realidade aumentada. O Snapchat, apesar da queda de popularidade no Brasil, já conta com uma funcionalidade chamada “Bitmoji” onde os usuários podem projetar imagens no mundo real a partir da câmera do smartphone. E, como já ficou claro, tudo o que o Snapchat lança, é copiado por outras redes sociais.

 

2 – Bots, inteligência artificial e comandos de voz

Em 2017, muito se ouviu falar sobre os chatbots, robozinhos virtuais que respondem de forma automática mensagens enviadas em plataformas como Whatsapp, Facebook Messenger e SACs de sites de grandes marcas.

Talvez você ainda não tenha entendido o que é exatamente um bot. Mas não se preocupe, eu explico: um bot é um programa de computador que é criado com o objetivo de automatizar procedimentos repetitivos para facilitar a vida das pessoas. Una a praticidade dos bots com o uso da inteligência artificial e o resultado será revolucionário para o mercado de publicidade e marketing.

 

3 – Modernização das mídias tradicionais

Em 2017, vimos a mídia OOH sincronizar as suas campanhas com o mobile. A expectativa para 2018 é que outras mídias sigam o mesmo caminho.

Com o desenvolvimento das tecnologias de geolocalização, como as métricas e check-in, ficará cada vez mais fácil para as marcas impactar o consumidor na hora e no local certo. Com isso, no futuro, será possível enviar um anúncio mobile para o público-alvo que esteja assistindo um comercial na TV, que assine uma revista ou até mesmo um jornal.

 

4 – A consolidação de métricas relacionadas ao mundo físico

Da mesma forma que a geolocalização vai modernizar as mídias tradicionais em 2018, essa tecnologia também trará métricas do mundo físico para a mídia online.

A comercialização de campanhas mobile a partir do custo por visita às lojas físicas, o tão falado CPV, irá se consolidar e será cada vez mais comum ver campanhas focadas em mensurar o número de pessoas que foram impactadas pela publicidade e se dirigiram a alguma loja física.

A partir do momento em que as marcas podem acessar os números gerados pela mídia digital no mundo físico, elas ganham o poder de descobrir quais ações resultam em um impacto real no volume de vendas.