Como funciona o algoritmo do facebook | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
22/11/2017

Como funciona o algoritmo do facebook

Em um recente vídeo, Adam Mosseri, Vice-Presidente de Product Management do Facebook, comentou sobre o funcionamento do feed de notícias do facebook e seu algoritmo. Como ressaltou, o objetivo do Facebook é conectar as pessoas através das publicações que mais as interessam. E, para fazer isso, utiliza em seu feed um algoritmo chamado Ranking. Explicando de maneira simples, um algoritmo é uma fórmula que tem por objetivo resolver um problema seguindo alguns passos determinados.

Confira o vídeo abaixo:

 

Em seu vídeo, Adam dá um exemplo e compara o feed do Facebook a escolher comida para sua esposa, enquanto ela a espera em um restaurante. A primeira coisa a ser feita é checar o que está no cardápio, já que não é possível pedir algo que não está disponível no restaurante. Depois, considera-se todas as informações disponíveis para tentar tomar uma decisão. Dados como: será que ela gosta de peixe? Será que não gosta de hambúrguer? É hora do almoço ou da janta? O que esse restaurante tem de bom? O que ela comeu no almoço de ontem? A partir dessas informações, pode-se estimar a possibilidade de acerto na escolha.

No Facebook, cada uma dessas etapas tem um nome:

Inventário

A primeira etapa utilizada para elaborar o ranqueamento é o Inventário. No feed de notícias, o que representa o cardápio do restaurante são as histórias dos amigos, da família e de outras pessoas, além de páginas que você segue e ainda não foram visualizadas.

Sinais

A segunda etapa são os Sinais, ou seja, as informações que estão disponíveis para a tomada de decisões. Dados que vão desde há quanto tempo foi publicada e quem publicou até a velocidade da sua conexão e qual o modelo do dispositivo utilizado para acessar a rede.

“Confiamos nos sinais e nos feedbacks da comunidade para decidir qual conteúdo pode ser considerado problemático, como conteúdos violentos, spam e publicações caça-cliques”, explica Adam.

Predições

O Facebook usa os Sinais para tentar fazer Predições, que é a terceira etapa. A partir dos dados coletados anteriormente, o algoritmo determina quão suscetível você é a curtir ou compartilhar determinada publicação, ou mesmo a escondê-la e denunciá-la. As Predições são avaliadas e cada publicação recebe uma nota, que mostra quanto o Facebook avalia que você está interessado nela. Os posts são ordenados a partir dessa pontuação, partindo do mais relevante ao menos interessante.

 

Esse é o mecanismo utilizado pelo Facebook para classificar e ordenar os posts nos feeds dos usuários, hoje.