Cuidado: 5 Mentiras que Podem Prejudicar seu Site | Blog - Agências3 - Agência de Publicidade Porto AlegreWhatsapp
21/06/2017

Cuidado: 5 Mentiras que Podem Prejudicar seu Site

Cuidado: 5 Mentiras que Podem Prejudicar seu Site

É muito comum, alguém acreditar em algo e isto ser levado como verdade por muito tempo. Mas nem sempre as histórias ditas são realmente fatos.

No web design é muito comum cometer erros. São tantos elementos que você deve observar e analisar, que não é muito difícil acabar tomando o caminho errado, fazendo com que tenha uma baixa qualidade de design e que a experiência do seu usuário seja ruim.

É por esta razão que apresento a você 5 mentiras que ainda são contadas que podem prejudicar seu site, e erros muito comuns de serem cometidos, para que assim o ajude a tomar melhores decisões.

Mentira #1 – Conteúdo apenas acima da “dobra” da página

Primeiramente, acima da dobra da página significa a parte superior da página, ou seja, porção da página que os usuários podem ver sem ter que usar a barra de rolagem em momento algum.

Ainda são muitos os que dizem que todo conteúdo deve ser posicionado acima da dobra da página, pelo simples motivo que as pessoas não rolam a página para baixo. Mito!

Rolar as páginas para baixo já se tornou uma ação natural do usuário.

Em um teste, feito por Chartbeat, foi descoberto que 66% da atenção que as pessoas gastam normalmente em uma página é abaixo da dobra.

Mas, para ter certeza, outro teste foi feito pela , onde foram realizados testes com 4 diferentes tipos de layouts acima da dobra:

- Imagem no topo, sem nenhuma dica visual para rolar a página.

- Uma seta com indicação para rolar a página.

- Uma imagem curta, onde os usuários tinha que rolar para ver o restante do conteúdo.

- Uma imagem animada com movimentos que levavam ao usuário abaixo da dobra.

E os resultados foram que, em média, mais de 95% do usuário rolaram a página, e 92% rolaram a página imediatamente.

Ou seja, independente das dicas dadas no layout, quase todos os usuários rolaram a página.

Dica: Designers devem usar estas técnicas e dicas do modo que melhor se adequar ao contexto do site e design.

Mentira #2 – A Homepage é sua página mais importante

Por um bom tempo as pessoas acreditavam que a homepage era a página mais importante em todo site. Até mesmo eu já acreditei nisso.

E por que? Te digo: foi por muito tempo a primeira página vista, ou o primeiro meio para chegar ao restante das páginas do site.

Agora não mais!

O modo que chegamos pesquisamos e achamos as páginas na internet mudou.

É cada vez mais comum o usuário encontrar seu site por um link direto do produto/serviço, pulando a tal homepage. O SEO e as mídia sociais tem um grande impacto nesse aspecto, onde as pessoas encontram seu site por links de página internas, na sua grande maioria.

Afirmo: a homepage de um site é, ainda sim, importante vale a pena levar em conta o propósito do site e serviço. Ao criar um site, faça uma homepage linda e super funcional, MAS não se esqueça de deixar o restante das páginas tão bom quanto. Afinal, você não quer perder um novo usuário na página mais bagunçada que tiver, certo?

Mentira #3 – Uma boa usabilidade é boa o bastante sem design visual

Antes de tudo…

O que é usabilidade?

É o quão fácil de se usar um objeto/produto feito por um humano. São considerados: usabilidade, competência e satisfação do usuário. Resumindo: na internet é algo necessário para sobreviver.

O que é design visual?

Um conjunto de princípios baseados na natureza da beleza, arte e gosto.

Pessoalmente, não sei como seria possível um produto sendo apenas bom. Logicamente, uma boa usabilidade é essencial e necessária, mas certamente não será boa o bastante sem um bom design.

Um bom produto deve criar uma conexão emocional através do design, deve contar uma história atraente.

Ontem eu estava decidida, eu precisava comprar um shampoo novo. Ao entrar na loja, me deparei com duas marcas que não ainda conhecia, fiquei analisando e pensando qual seria a melhor para meu tipo de cabelo. As duas tinham a mesma embalagem, mesmo formato, mesmo tamanho. Me prometiam as mesmas coisas. A primeira tinha uma embalagem sem apelo, sem emoção. A segunda eu me senti conectada e atraída pelo design, pelas cores, e simplesmente me faziam me sentir mais segura da minha escolha. Logicamente escolhi a segunda opção, mesmo que mais cara.

Há inúmeros produtos que mostram ser mais atrativos e performam muito melhor quando têm um bom design. Não se esqueça também que a primeira impressão conta também.

Não esqueça! Ainda importante: um bom design também é frequentemente relacionado com credibilidade, assim como na minha escolha do shampoo.

Vale entender: Uma boa experiência consiste em uma harmonia entre usabilidade e design.

Mentira #4 – Espaço branco é desperdício

Espaço branco (ou espaço negativo) em qualquer composição, é como o silêncio na música. Desperdício, nunca.

Ainda vejo muitos designers que não usam este conceito, que é essencial. Ou clientes que insistem em super lotar a página com muita informação, resultando em um site desorganizado e difícil de ler.

Com o uso do espaço branco, você cria sofisticação e elegância ao layout. Se você combinar o balanço do uso da tipografia, fotografia, espaço negativo — e até mesmo texto —, com certeza verá a diferença que sua página irá ter.

Veja, por exemplo, o editor intuitivo do Wix facilita muito para criar um site grátis com um layout clean, com espaço negativo, do jeito que você queira. É só arrastar e soltar. Muito bom para quem não sabe CSS (programação). Além de ter diversos templates caso você não queira criar do zero.

Mentira #5 – Um bom site/marca deve fazer seu Redesign constantemente

As pessoas são improváveis e, aparentemente, um simples redesign tende a despertar a raiva pela mudança de algo que elas amavam antes.

Muitas vezes o redesign é feito por querer algo novo ou, simplesmente seguir a tendência. Mas estas seriam as razões corretas?

Por que devo fazer o redesign do meu site?

Isso deve ser pensado com cuidado.

Redesenhar um site não pode ser feito apenas por capricho. Você deve ser mais consciente e levar em conta os elementos que já funciona bem em seu site como ponto inicial.

Pense, individualmente, nas partes que podem ser melhoradas em sua homepage; nas páginas internas; na apresentação dos produtos; nos elementos como fontes, alinhamento, entre muitos outros.

Conclusão

Antes de qualquer mudança radical, analise bem seu site e público. O bom é que agora você já sabe que:

1. Não é necessário colocar todo seu conteúdo antes da dobra da página. Como comprovado, as pessoas usam sim a barra de rolagem, mais do que você imagina.

2. Não foque apenas na Homepage, pois na maioria das vezes o usuário cai em seu site em páginas internas, vindo de sistemas de busca ou redes sociais.

3. Dê o respiro que seu site precisa, use o espaço branco. Muitas informações juntas têm a tendência de confundir o usuário. O ideal é introduzir as informações aos poucos, deixá-los confortáveis e seguros sobre o que estão vendo/comprando.

4. Pense duas vezes ao redesenhar seu site, e depois, pense mais uma vez. Isso pode sim ser uma vantagem, mas deve-se analisar muito as razões que te levam a pensar no redesign. Seja consciente, e lembre-se que o importante é fazer o usuário feliz!

Fonte: Des1gn'On